Moody’s, a palavra que entrou nestas ultimas semanas em Portugal, esta agência de rating, anunciou que economicamente a república portuguesa, vale lixo.
Sobre as agências de rating, não posso estar mais de acordo com a maioria dos comentários de empresários/políticos/comentadores, cá do sítio, que comungam, que as notações desta agência e de outras similares, têm um peso excessivo e especulativo na decisão dos mercados. Comungam igualmente, e eu concordo, que existe claramente e à descarada uma "Guerra" contra o euro, mas principalmente contra a Europa. Na Europa por sua vez, pela primeira vez, algumas vozes finalmente e publicamente ousaram criticar estas famosas agências.
Se toda a gente já entendeu o que pretendem as agências de rating, isto para não falar já da sua mais do que duvidosa credibilidade, como é que os grandes cérebros, os intelectualíssimos das finanças, senhores professores das imaculadas e prestigiadíssimas universidades do mundo, seguem e idolatram, as notações destas agências, que colocam a vida dos países, empresas e suas populações, amarrados aos seus ditames.
Nos próximos meses a população portuguesa, vai sentir a dureza da conjugação de uma série de medidas, acordadas com a Troika (e não é o corte no subsidio de Natal, que será o problema), que vão ter consequências imprevisíveis na vida de cada um de nós, das empresas e do próprio país.
Sem comentários:
Enviar um comentário